Podcast 7 – Laboratório de Fabricação Digital Públicos

Convidada: Irma Passioni;

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Você sabe o que é e como funciona um FabLab ou Laboratório de Fabricação Digital livre?


Podcast 6 – Como a pessoa com deficiência é vista pela mídia

Podcast do programa parte 1:

Podcast do programa parte 2:


Convidado: Jornalista Luiz Ventura

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Os veículos de comunicação, em sua ampla maioria, abordam a questão da pessoa com deficiência com um viés assistencialista que perdura há décadas, sem atualização, mesmo nesta era do digital. É ainda muito comum o uso errado de terminologias e nomenclaturas em reportagens nas quais uma ou mais personagens são pessoas com deficiência, partindo do princípio de que condições de natureza física, intelectual ou sensorial podem ser usadas como identificação. É um equívoco que denuncia desconhecimento sobre o universo da pessoa com deficiência e destaca a ausência de apuração jornalística a respeito das circunstâncias da história a ser contada.


Podcast 5 – Inclusão Digital na música: Musica para surdos em libras


Convidados: Leandro Leite, Vinadhara Vassuprem, Kaliani Dassi;

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Vocês podem imaginar como uma pessoa com surdez  pode perceber o som da música?.


Podcast 4 –  Inclusão Digital na música: Lendo e escrevendo partituras em braile

Convidada: Fabiana Bonilha;

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Fabiana abordou a leitura e escrita musical em braille, tomando como base a sua própria experiência como musicista com deficiência visual e as pesquisas de Doutorado e Mestrado desenvolvidas por ela acerca do tema. Fabiana descreveu o funcionamento do sistema braille, destacando a forma como este código é aplicável à notação de partituras. Explicou brevemente as principais diferenças entre a notação musical em tinta e em braille, pontuando os impactos destas distinções no processo de transcrição. Além disso, ela buscou traçar um panorama sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas cegas quanto ao acesso às partituras, incluindo: o número reduzido de obras musicais transcritas para o braille; a escassez de instituições que se dedicam à transcrição de repertório; a falta de professores capacitados para atuarem no ensino da musicografia braille e a falta de inserção deste conteúdo nos cursos de formação de educadores musicais.

Não obstante a existência deste cenário, ela enumerou algumas possibilidades para que tais desafios sejam vencidos, sobretudo por meio da criação de espaços de formação e disseminação deste código de leitura e escrita.


Podcast 3 – Projeto de inclusão digital e social na comunidade

Convidados: Edson Duarte (professor do IFSP Campinas e apoiador do projeto WASH!); Jaciara dos Santos e Milena de Freitas (alunas do projeto WASH!);

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Inclusão Digital está relacionada com a  democratização das tecnologias.
Incluir um indivíduo digitalmente vai muito além de alfabetizá-lo na linguagem da informática, mas sim envolve fazer com que esse conhecimento adquirido seja útil para melhorar o seu quadro social. Será apresentado um case de sucesso, que é um projeto de inclusão digital e social localizado na cidade de Campinas conhecido como WASH! “Rolezinho da Ciência”, um  projeto que estimula crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a conhecerem de perto a informática e suas infinitas possibilidades de uma forma simples e eficaz. O professor Edson Duarte  relata como funciona o projeto e Jaciara R. dos Santos e Milena R. de Freitas relatam seus depoimentos como alunas do projeto WASH!


Podcast 2 – O Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva

Convidada: Fabiana Bonilha

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: Nos dias atuais o uso da tecnologia na área da educação é muito importante e muito discutida no meio acadêmico, mas quando falamos de educação inclusiva ela se torna inevitável, uma vez que muitas pessoas dependem dessas tecnologias para ter acesso ao aprendizado e adquirir as competências básicas que são de direito de todas as pessoas. Fabiana Bonilha conta sua trajetória enquanto aluna com deficiência visual estudando em uma escola regular até sua formação e desenvolvimento de sua carreira profissional focadas nas tecnologias para inclusão digital.


Podcast 1 – Impacto das mídias sociais na vida das pessoas pontos positivos e negativos

Convidados: Marcelo Correia e Vinícius  Cabral

Versão Textual: Arquivo PDF

Resumo: As mídias sociais, redes sociais a mobilidade dos smartphones e a facilidade dos aplicativos trouxeram novos hábitos, que juntos alteraram o cenário tradicional da vida das pessoas. Essas tecnologias trouxeram pontos positivos e negativos que são mostrados no decorrer do programa. Marcelo Correia conta a sua experiência como professor e profissional de mídias digitais.
Vinícius conta a sua experiência como pessoa com deficiência motora e profissional de designer multimídia e como as mídias influenciam no seu cotidiano.

Ouça os programas ao vivo todos os domingos as 10h30 no link:  http://www.radiodapazfm.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *